A primeira aula de “Inovação Aplicada” lançou a reflexão acerca do que é Inovar, com este pequeno vídeo sobre a metodologia da IDEO para o desenvolvimento de produtos. Não tanto sobre resultados mas sobre processos, o vídeo parte de um desafio de inovar nos carrinhos de supermercado para dar a conhecer a filosofia desta empresa em tópicos como inovação, criatividade e trabalho de equipa.

De imediato o vídeo me recordou a série “Million Dollar Genius” do Canal História, que explica o desenvolvimento de produtos que, pelo seu sucesso e simplicidade, hoje tomamos como garantidos, tais como as mangas de cartão para os copos de café do Starbucks ou as malas de viagem com rodas.

Em comum parece estar implícita a ideia de que inovação não é “mudar o que as pessoas fazem” mas sim “mudar a forma como as pessoas o fazem”; uma vez mais, é mais acerca dos processos do que dos resultados.  Achei particularmente interessante a forma como a metodologia da IDEO é baseada no utilizador final, começando o processo por tentar capturar os problemas reais de quem fabrica e utiliza o produto. Possivelmente  é esta relação com o mercado que faz realmente a diferença num produto realmente inovador, tal como é depois explicado na conferência de Henry Chesbrough (2011): o avanço tecnológico por si só não faz a inovação, mas sim a sua aplicação prática em contexto real, com impacto na vida quotidiana.

Sem dúvida um tema apaixonante a aprofundar!

*Chesbrough, H. (2011) Henry Chesbrough on Open Innovation – Innovation Convention Brussels